Robô do INSS está negando 65% dos benefícios para brasileiros; entenda

O robô do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está fazendo com que 65% dos requerentes de benefícios do órgão sejam negados. Trata-se de um sistema automatizado, cuja implementação tinha como objetivo agilizar o atendimento para essas pessoas.

No entanto, o instituto até agora não conseguiu fazer com que esse processo automático facilite a vida dos seus segurados, conforme registrado em uma auditoria. Saiba mais informações sobre esse sistema na sequência.

Robô do INSS nega 65% dos pedidos de benefícios

benefício
Imagem: rafapress / shutterstock.com

A automação das análises de requerimentos de benefícios do INSS, em vez de trazerem mais agilidade nesse tipo de atendimento, estão causando dor de cabeça naqueles que solicitam esses serviços. De acordo com uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), o número de negações cresceu após a implementação do sistema em 2022.

Veja também:

Bradesco retira anuidade deste cartão de crédito até 30 de novembro; veja como aproveitar

Dessa forma, enquanto os números de 2021 mostravam que houve a negação de 41% nesses requerimentos, essa taxa saltou para 65% um ano depois, justamente com a chegada do robô do INSS para a análise de benefícios. Logo, esse é o maior percentual de recusas registrado desde 2006.

O que mais diz a auditoria da Controladoria-Geral da União?

Os indeferimentos automáticos do robô do INSS quanto aos benefícios, por muitas vezes, são injustos ou indevidos, segundo a auditoria. Sendo assim, isso acaba gerando um ciclo vicioso com a sobre carga de retrabalho com essas negativas, além dos requerentes terem que voltar à fila do órgão.

Ademais, quando o robô do INSS nega benefícios, o requerente pode entrar com um recurso junto ao CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social). Até mesmo, o prejudicado com a recusa pode mover uma ação judicial para que haja concessão do benefício.

Por fim, a auditoria da CGU também identificou que houve falta de análise de risco e de planejamento por parte do INSS. Dessa forma, esse acaba sendo um dos principais problemas identificados quanto ao uso do robô.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Fonte: Seucreditodigital.com.br/

O Melhor Site De Investimentos https://aboyal.com/